RAZÕES PARA NUKED ( CANCELAR O FILME ) NUKEDUm rip pode ser “NUKADA”, banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de “TeleSyncs”, ou o filme tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi banido, por má qualidade por exemplo. Se um grupo perceber que há algo errado com uma versão, eles podem requisitar um nuke.
* R5.after.dvdrip.not.allowedNão é permitido lançar um R5 após o DVDRip já ter saído, ou seja, não pode lançar um rip com qualidade inferior após um com qualidade boa ter saído. Da mesma maneira, não é permitido lançar um TS após o R5 ter saído.
* dupeQuando um grupo lança algo já existente na rede coloca-se a tag DUPE nele pra indicar que o grupo em questão lançou algo repetido.
* oversizedQuando o rip tem um tamanho acima do permitido recebe esta tag.
* undersizedQuando o rip tem um tamanho abaixo do permitido recebe esta tag.
* missing.footageÉ quando um release não está disponível em sua totalidade, ou seja, é lançado faltando trechos.
* no.eng.subs.for.fre.partsEsta tag quer dizer que em trechos do filme(que fala em sua maioria o inglês) onde o áudio é diferente(neste caso é o francês) falta legendas em inglês embutidas no vídeo.
* oos (out of synch)Quando recebe esta tag o release está com o áudio fora de sincronia com o vídeo. Quando o release está fora de sincronia apenas em partes, usa-se a tag dessa maneira: oos.from(e coloca-se aqui o trecho em questão).
* grp.reqO release é nukado a pedido do próprio grupo. Quando isso acontece provavelmente o grupo percebeu o problema e prepara um PROPER em seguida.
* stolen.source.(group)É quando um grupo lança por exemplo um R5.Line e utiliza um áudio de um TS sem a permissão do grupo que o lançou.
* (group).reencoded.sourceÉ quando um determinado grupo utiliza algo já lançado na rede, faz algum tipo de reencode e relança. Quando isso acontece o nome do grupo que lançou o release original é indicado para que saibam de quem pegaram. É diferente de stolen.source porque no anterior “rouba-se” apenas uma das streams(normalmente o áudio), e neste pega-se tanto o áudio quanto o vídeo.
* mislabeledÉ quando um reelase é marcado de maneira errada. Possui variações. Ex: mislabeled.CAM
Neste caso o release é um CAM e foi lançado na rede como TS por exemplo.
* not.tagged.properlyMarca-se desta maneira quando o release é lançado faltando tags. Por exemplo quando o release é uma versão do diretor(Director’s Cut ou DC) e não é informado isto no release. A diferença entre este e o mislabeled é que neste falta tags enquanto o mislabeled é marcado de maneira errada.
* not.retailRetail é um DVD comercial, desses que são encontrados para venda ou locação. Quando um release recebe esta tag quer dizer que ele não é um DVD comercial, provavelmente um R5. É uma variação de mislabeled. Neste caso, seo release fosse um R5 seria marcado assim: mislabeled.R5. É uma variação de mislabeled, mas este é mais específico, envolvendo DVDs comerciais.
* GMC.not.allowedGlobal Motion Compensation
Esta função na configuração do Codec XviD faz com que seja aumentada a análise dos movimentos, mas ainda não é eficiente por completo, e por isso não é compatível com os players de mesa.
* qpel.not.allowedQuarterpel
Esta função na configuração do Codec XviD melhora a nitidez, mas não é totalmente compatível com os players de mesa e por isso pode provocar bugs na imagem.
* bad.res.not.multiple.of.16Quando o vídeo tem uma resolução horizontal que não é múltiplo de 16. Quando o Codec não trabalha com uma resolução múltipla de 16 acaba gerando um esforço extra o que pode ocasionar problemas na visualização do vídeo.
* custom.quant.matrixNa configuração do XviD, foi utilizado uma matrix customizada.
* DivX.codec.not.allowedO Codec DivX não é mais permitido pelas regras. É obrigatório a utilização do XviD no lugar.
* bad.arQuando o release tem um Aspect Ratio incorreto, gerando distorção na visualização do filme. A variação permitida é de 0.03 em relação ao Aspect Ratio original do DVD.
* bad.framerateFoi feito o encode de um filme, mas não foi respeitado o seu tipo de vídeo. Ex: Um filme encodado com 23.976 FPS mas que na verdade é 29.97 FPS.
* bad cropO crop não foi feito corretamente sobrando ainda trechos a serem retirados.
* overcroppedFoi cropado além da conta, cortando parte do vídeo também.
* uncroppedNão foi realizado o crop.
* INTERLACEDImagem entrelaçada, com linhas pretas horizontais durante o movimento quando a ordem do campo está incorreta.
* no.IVTCNão foi feito o processo de inversão telecine no video em questão.
* BAD IVTCProcesso de inversão telecine mal feito.
* IVTC.performed.on.pure.NTSCÉ realizado o processo de inversão telecine em um vídeo onde não havia necessidade(Neste caso num vídeo NTSC).
* ghostingQUando o vídeo sofre com o aparecimento de “fantasmas” na imagem, ou seja, na reprodução do vídeo precebe-se que as imagens não estão totalmente definidas e que existe um sombreamento dos objetos enquadrados.
* bad.resA resolução do vídeo foge das regras estabelecidas. A resolução mínima horizontal é de 512 linhas, mas filmes 4:3 podem ter a resolução de 448.
* dupe.frames.1.every.3O encode não foi feito corretamente ocasionando repetição de frames. Neste caso um Frame se repete a cada 3.
* pixelatedQuando a imagem tem vários macroblocos em sua exibição indicando uma péssima qualidade de ripagem.
* bad.angleEste caso refere-se exclusivamente a filmes CAM e TS. É quando o filme é gravado de um lugar dentro da sala de cinema que não é favorável gerando uma má visualização.
* loose.focusComo o caso acima, refere-se exclusivamente a filmes CAM e TS. É quando o filme gravado fica desfocado em um ou vários momentos durante o filme.
* mono.audioQuando é lançado algo com o som mono. Só é permitido quando for um DVDRip e no DVD possuir apenas o áudio em questão. Não pode também fazer encode de mono a partir de um som estéreo. Em todos os outros casos o lançamento de sons monos é expressamente proibido.
* cam.audioNormalmente utiliza-se esta marcação quando lançam um R5, mas ao invés de utilizarem o áudio de um TS utilizam o som de CAM.
* bad.audioQuando o áudio possui uma má qualidade.
* CBR.audioQuando utilizam o CBR mp3(ou seja, com Bitrate constante). Da mesma maneira que é permitido somente um vídeo com Bitrate varável, apenas o VBR mp3 é tolerado.